Se, no verão, a piscina é sempre muito concorrida, no inverno bate aquele desânimo de enfrentar a água fria! Para quem quer aproveitar a piscina durante o ano inteiro, independentemente da temperatura marcada no termômetro, a melhor solução é investir em uma bomba de calor!

Já fizemos um post anteriormente apresentando os diferentes tipos de aquecedor de piscina, com todas as suas vantagens e desvantagens. Neste artigo, vamos explicar por que a bomba de calor é um item indispensável para quem não abre mão de um bom mergulho nem mesmo quando as temperaturas estão em queda.

Como aquecer a piscina?

Antes de explicar o que é a bomba de calor e como ela atua para aquecer a água, vamos recapitular os principais métodos de aquecimento de piscinas disponíveis no mercado.

Uma das opções é o aquecedor elétrico, que funciona basicamente como um chuveiro elétrico, transformando a eletricidade em energia térmica por meio de uma resistência para esquentar a temperatura da água.

Ele pode chegar a temperaturas muito altas, que podem ser controladas com um termostato e independe das condições climáticas, mas consome muita energia para funcionar.

Uma alternativa bem mais sustentável e econômica é o aquecedor solar, que se baseia na tecnologia fotovoltaica e utiliza placas coletoras para capturar a luz do sol e, com ela, esquentar a água. O aquecedor solar precisa da motobomba como auxiliar, pois é ela que faz com que a água circule para um aquecimento homogêneo de toda a profundidade da piscina.  

O único porém desse sistema é que ele depende completamente do sol para a produção da energia térmica, o que inviabiliza seu uso quando não há luz solar. Por essa razão, ao invés de ser usado sozinho, o aquecedor solar costuma servir de complemento a outros métodos de aquecimento de piscina, como a própria bomba de calor.

Outra alternativa é o aquecedor de piscina a gás. Ele funciona como um aquecedor a gás doméstico comum, daqueles utilizados em torneiras e chuveiros, e pode funcionar com gás natural ou GLP.

A maior vantagem é que ele é eficiente e alcança temperaturas altas rapidamente. Isso o torna uma opção interessante para piscinas públicas, que atraem uma grande quantidade de banhistas. Entretanto, seu alto consumo de gás pode ser um grande empecilho.

El aquecedor a lenha está um tanto fora de moda, mas ainda é utilizado. Esse tipo de aquecedor funciona como uma lareira e, obviamente, demanda lenha para gerar a combustão e aquecer a água. Isso o torna uma alternativa pouco prática e nada sustentável.

Embora seu custo seja baixo, é um método trabalhoso e que exige espaço disponível para armazenar a lenha, além de prejudicar o meio ambiente.

Por fim, a bomba de calor pode ser usada de forma autônoma o como complemento a outros tipos de aquecedores. É uma opção prática, econômica e sustentável, indicada para todos os tipos e tamanhos de piscinas. A seguir, vamos explicar detalhadamente o que é a bomba de calor, como ela funciona e por que é tão vantajosa!

Afinal, o que é a bomba de calor?

A bomba de calor funciona como um ar-condicionado invertido, trocando calor com o ambiente. Ela atua retirando o ar do exterior e utilizando-o no aquecimento da água da piscina, de uma forma gradual e que não depende das condições climáticas ou da estação do ano.

O processo é relativamente simples. Primeiro, a bomba de calor retira o ar do meio externo e o transfere ao fluido refrigerante que fica dentro do equipamento com a ajuda de um moto-ventilador e de um evaporador. Então, esse calor é transferido para o condensador, aquecendo a água da piscina.

Para que o processo funcione da maneira adequada, é necessária uma motobomba, responsável por fazer com que a água circule e por levá-la aquecida para dentro do tanque. A tecnologia disponível hoje em dia já oferece até mesmo modelos automatizados, que contam com painéis digitais, comando a distância e outras inovações.

Um diferencial muito interessante da bomba de calor é a economia de energia em comparação com outros tipos de aquecedores de piscina. A eletricidade, aqui, é usada apenas para alimentar o sistema, não para aquecer a água. Isso faz com que se gaste muito menos.

A princípio, a bomba de calor pode parecer um pouco cara. Mas quem faz esse investimento nunca se arrepende, já que o baixo consumo de energia elétrica faz com que ele rapidamente se pague.

Qual a importância da bomba de calor?

A bomba de calor apresenta muitas vantagens! A primeira delas, como já adiantamos, é a economia gerada. Só para você ter uma ideia, o consumo de energia elétrica pode chegar a ser até 80% inferior em relação a outros métodos! Isso torna o custo-benefício do equipamento muito alto.

Além disso, trata-se de uma opção ecologicamente mais sustentável, uma vez que a energia gerada é limpa e não provém de combustíveis fósseis. Seu funcionamento também é simples, prático e seguro, e o equipamento conta com bajo nivel de ruidos y lalta durabilidade.

Por fim, vale dizer que a bomba de calor é bastante eficiente, pois gera mais energia térmica do que consome. Para que o aquecimento seja potencializado, ela também pode ser utilizada em conjunto com um aquecedor solar e/ou com uma capa térmica, que ajuda a preservar a temperatura da água.

Qual a importância da bomba de calor para piscina durante o inverno?

Quais as vantagens de ter uma piscina aquecida durante o inverno?

Com uma bomba de calor, você não vai mais precisar se preocupar com a temperatura lá fora, e poderá desfrutar da água quentinha e convidativa a qualquer momento do dia ou da noite! Afinal, não é necessário dizer adeus ao seu lazer ou às atividades físicas na piscina só porque esfriou: basta usar a tecnologia a seu favor.

Além do conforto e da comodidade de poder dar um mergulho mesmo no inverno, existem outras vantagens de usar uma bomba de calor para manter a piscina aquecida durante os meses mais gelados do ano. Há, inclusive, uma série de benefícios à saúde.

Por exemplo, é sabido que a água quente ajuda a relaxar a musculatura, sendo uma ótima opção após um exercício intenso. Além disso, como ajuda a controlar a respiração e os batimentos cardíacos, ela também promove relaxamento e alívio do estresse. Outra grande vantagem é que a água quente contribui para uma melhor qualidade do sono.

Como escolher a bomba de calor ideal?

Piscinas diferentes vão demandar bombas de calor diferentes, e é por isso que existem tantos modelos disponíveis no mercado, com tamanhos, potências e voltagens distintas, para atender às mais variadas necessidades.

O dimensionamento da bomba de calor depende de algumas variáveis, como a temperatura média desejada para a água da piscina, o clima da região e a temperatura ambiente, o local da instalação, se a piscina é coberta ou fica ao ar livre, se há incidência de ventos ou de exposição direta ao sol…

Além desses fatores externos, também é preciso levar em consideração a área da superfície e o volume da piscina, pois, evidentemente, piscinas amplas e de maior capacidade vão exigir potências mais altas.

Nesse ponto, temos uma dica especial: se você tem dúvida sobre qual bomba de calor adquirir ou não sabe o volume da piscina, pode contar com uma mãozinha da tecnologia! O aplicativo Nautilus Dimensiona calcula o volume e ajuda você a buscar os equipamentos e produtos mais recomendados para sua piscina.

Conheça as bombas de calor TermaMax® e TermaMax Plus® da Nautilus  

Agora que você já sabe o que é bomba de calor, como esse equipamento funciona e quais são as suas vantagens em comparação com outros tipos de aquecedores de piscina, falta apenas decidir qual modelo comprar.

La Nautilus conta com as bombas de calor TermaMax® y TermaMax Plus® em seu portfólio. Elas contam com um sistema inovador de aquecimento que atua por meio da troca de calor com o ambiente exterior, produzindo uma energia limpa e otimizando a capacidade de produção térmica com um gasto de energia elétrica muito mais baixo.

Las bombas de calor TermaMax Plus contam com uma vantagem extra: um ciclo reverso com função 2 em 1, que possibilita o resfriamento e o aquecimento da água. Além disso, elas já vem com a função de degelo a gás quente, perfeita para regiões mais frias do país.

Se você precisar de um auxílio extra para descobrir o volume da piscina e encontrar o modelo ideal, baixe agora o aplicativo Nautilus Dimensiona, que está disponível para Android e iOS e foi desenvolvido para acabar com esse tipo de dúvida. No app da Nautilus, você conta com funcionalidades exclusivas para obter os produtos perfeitos para sua piscina.

A Nautilus está no mercado desde 1984, sempre oferecendo produtos de qualidade e alta tecnologia para uma piscina perfeita. Entre nossos best-sellers, estão as bombas de calor que apresentamos aqui, as quais você pode adquirir para a sua piscina com a garantia de fazer um excelente negócio.

Quer conhecer melhor nossa linha completa de soluções e equipamentos para piscinas? Então acesse nosso site e confira tudo o que oferecemos em matéria de tratamento, automação, instalação, manutenção, iluminação e tudo o mais que você possa precisar para os cuidados com sua piscina!

 

Deixe aqui a sua dúvida ou sugestão.

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.