logo

Quais são os produtos para piscina essenciais para o verão?

É verão! Tempo de sol, calor e, é claro, piscina. Sabemos que essa é a melhor época do ano para aproveitar essa área de lazer com a família e os amigos, então comece logo. Como a estação já chegou, reunimos aqui os produtos para piscina essenciais para você ter em casa.

Manter uma piscina em dia, com água saudável e manutenção perfeita, demanda algum esforço. Provavelmente você já sabe disso; queremos apenas lembrar das principais medidas. Comece pensando em produtos, equipamentos e acessórios.

Vamos lá?

Veja os produtos para piscina que atuam na limpeza

A limpeza de uma piscina deve ser física — que consiste em lavar ou escovar as diferentes áreas — e química — que implica em adicionar produtos à água.

Ambas são importantes e precisam de equipamentos e produtos específicos. Mostraremos as duas em etapas, mas elas funcionam de forma combinada e concomitante.

Física

Aqui você precisa colocar a mão na massa mesmo! Limpe o entorno da piscina, recolha as folhas secas da água, escove as bordas e aspire o fundo. Mantenha ainda a área externa da sua casa sempre limpa, pois isso evita que o vento suje o que já está limpo.

Para esse trabalho, você precisará de um cabo telescópico, onde acoplará a peneira, a escova e o aspirador para recolher sujidades, escovar e aspirar bordas, parede e fundo.

Experimente aplicar um limpa bordas na hora da escovação delas; isso agilizará muito o serviço.

Não esqueça do mais importante: a filtração da piscina. Ela é o principal agente no tratamento físico, pois sozinha já é responsável por metade de todo processo de limpeza.

Depois limpe o skimmer, esvaziando seu depósito de sujeira de forma manual, e também o pré-filtro. Não esqueça de fechar o registro da motobomba antes de começar e de retirar toda a sujeira.

Encare isso como o início do processo e parta para a próxima etapa.

Química

As substâncias químicas são indispensáveis para manter a água saudável e longe de micro-organismos prejudiciais à saúde, pois elas agem limpando, equilibrando ou controlando níveis importantes para o funcionamento da sua piscina.

Uma das principais medidas que se deve tomar é controlar os níveis de pH e alcalinidade da água. Para isso, você precisará de kits de medição, que representam o primeiro passo. Após medir pH e alcalinidade, se perceber que estão fora do padrão, faça os ajustes necessários.

O pH deve estar entre 7,2 e 7,6 e a alcalinidade entre 80 e 120 partes por milhão (ppm).

Caso o pH esteja acima, você deverá utilizar um redutor de pH ou, se estiver abaixo, um elevador de pH. Existem equipamentos no mercado que fazem tudo de forma automatizada — o controle, a medição e os ajustes —, tornando o trabalho mais fácil e prático.

Se a sua piscina não for automatizada, você deverá também controlar o cloro — um poderoso algicida —, realizar a medição e fazer os ajustes necessários. Se for, o equipamento fará todo o trabalho e você só terá que aproveitar. Aqui, utilize os kits de medição também ou um clorador automático, que é bem mais prático.

Existem inúmeros produtos para piscina que auxiliam o piscineiro ou proprietário. Um deles é o decantador, que deverá ser aplicado na água antes da aspiração, pois reagirá com as sujidades menores que a peneira não conseguiu pegar. O que ele faz é unir partículas menores e criar outras maiores, facilitando a aspiração delas e limpando melhor sua piscina.

Manutenção de piscina é coisa séria

Não podemos esquecer de mencionar os filtros para piscina e as motobombas. Eles são os responsáveis por toda filtração e recirculação da água. Lembre-se de checar se o seu filtro está em bom estado e a sua motobomba funciona adequadamente — sem eles, o seu verão na piscina será inviável.

Lembre-se que lidar com produtos químicos não é coisa simples. Então, para não errar nas dosagens e aplicações, busque ajuda de um profissional da área e tire todas as dúvidas antes de começar.

Agora que você já se lembrou quais são os principais produtos para piscina e qual é a finalidade de cada um deles, faça um check list e comece já a sua rotina de cuidados. Uma dica é procurar sempre por produtos, equipamentos e acessórios de qualidade, garantindo sua durabilidade e eficiência.

A Nautilus é referência em produtos para piscina, especialmente equipamentos e acessórios, que costumam acompanhar os proprietários por muitos anos. Procure pela revendedora mais próxima de você e não perca tempo, pois o verão já chegou!

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram