A piscina de vidro é uma tendência em projetos de alto padrão, graças à elegância e à sofisticação que confere à área de lazer. Esse tipo de piscina tem várias vantagens, mas requer também alguns cuidados especiais.
Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a piscina de vidro. Fique com a gente e saiba mais!
Piscina de vidro: principais especificações
Existem vários modelos de piscinas de vidro e diversas possibilidades para customizar seu projeto.
O mais comum é que apenas uma das laterais seja envidraçada, e o restante da piscina fabricado em concreto e coberto pelo revestimento de sua preferência. Mas também existem piscinas feitas inteiramente de vidro. Em alguns modelos, até o piso é feito desse material.
As paredes das piscinas são compostas de placas de vidro temperado e laminado, afixadas a quadros de inox e completamente vedadas e impermeabilizadas.
Essas placas de vidro são similares àquelas usadas em veículos blindados. Elas precisam ser bastante reforçadas para suportar a pressão da água e podem chegar a pesar toneladas. A espessura do vidro deve ser escolhida conforme a capacidade da piscina.
Em relação à estrutura, é bem semelhante à de piscinas convencionais. Todos os componentes inerentes ao bom funcionamento da piscina são instalados. É o caso das tubulações, do sistema elétrico e da casa de máquinas.
Vale a pena construir uma piscina de vidro?
Optar por esse tipo de piscina vale a pena para projetos modernos e luxuosos, já que dá um toque especial ao ambiente e gera um efeito maravilhoso. Mas o visual atrativo não é seu único trunfo. Além de belas, as piscinas de vidro têm fácil manutenção, são fáceis de limpar e são muito resistentes.
Ainda, são piscinas muito versáteis. Elas podem ser construídas em diversos tamanhos e formatos e combinam perfeitamente com acessórios como luzes de LED coloridas e cascatas. As piscinas de vidro podem ser instaladas até mesmo em terrenos com desnível.
Outra grande vantagem diz respeito à valorização do imóvel. Se as piscinas convencionais já agregam valor aos empreendimentos imobiliários, imagine uma moderna piscina de vidro! Assim, a instalação acaba sendo um bom investimento.
Quanto às desvantagens, a principal é o custo mais alto em relação a piscinas convencionais. Além de serem mais caras, as piscinas de vidro precisam de um monitoramento mais rigoroso para evitar vazamentos. Outro problema é a dificuldade de encontrar mão de obra especializada, por se tratar de uma tendência relativamente recente.
O que é necessário considerar para instalar uma piscina de vidro?
Existem alguns critérios importantes que devem ser levados em consideração ao escolher construir esse tipo de piscina, como, por exemplo:
Nível no terreno
É preciso levar em conta as condições do terreno e escolher o local mais estável para instalar a piscina, já que ela precisa ficar nivelada para evitar danos à sua estrutura. Por isso, atenção a esse ponto.
Dimensão da piscina
A espessura do vidro utilizado deve ser suficiente para as dimensões da piscina e a sua capacidade. Isso evita danos ao material e garante um uso seguro.
Estrutura da piscina
A estrutura da piscina é um metal resistente, normalmente aço inox. Sua extremidade inferior deve ser reforçada para suportar a pressão da água. Além disso, o tamanho da estrutura deve ser compatível com o volume da piscina.
O vidro utilizado também precisa ser adequado para esse tipo de projeto. Verifique se ele é certificado e atende às principais normas de segurança do setor.
Passo a passo da instalação da piscina de vidro
A instalação da piscina de vidro é feita da seguinte maneira: primeiro, o terreno é escavado e o solo é preparado. Em seguida, o piso é concretado e as paredes são construídas. A diferença para uma piscina convencional é que os profissionais deixam um vão para encaixar o vidro, emoldurado por uma estrutura de inox.
Essa é a parte mais delicada do processo, já que, dependendo da capacidade da piscina, a espessura do vidro pode ser bem alta, o que faz com que a peça se torne pesada e difícil de manusear. São necessários equipamentos específicos para lidar com essa estrutura.
Após encaixar o vidro, é preciso impermeabilizar a piscina e fazer um teste de estanqueidade para verificar se não há nenhum vazamento. Caso esteja tudo ok, é só aproveitar a piscina!
Devido à complexidade desse tipo de projeto, é fundamental contratar profissionais especializados para planejar o projeto, construir e instalar a piscina. Negligenciar esse aspecto pode acabar saindo bem caro no futuro.
Principais cuidados com a piscina de vidro
As piscinas de vidro são bastante seguras se o material utilizado for de qualidade, a espessura do vidro for compatível com o tamanho da piscina e o projeto for executado por profissionais especializados, como mencionamos anteriormente.
Tomando essas precauções, dificilmente o vidro irá se romper.
Além disso, é preciso ter alguns cuidados relativos à manutenção e à conservação desse tipo de piscina.
A limpeza, como informamos, é simples, já que a superfície de vidro é lisa e, portanto, menos propensa a acumular sujeira e limo do que os rejuntes e azulejos de piscinas convencionais.
Quando o projeto é bem executado, raramente é preciso fazer reparos, e a manutenção não é complicada.
É preciso apenas ficar de olho em trincas e eventuais vazamentos. Caso haja alguma suspeita nesse sentido, é importante interditar o uso e solicitar a visita de um profissional especializado nesse tipo de processo.
Mantenha a sua piscina pronta para o uso com os produtos da Nautilus!
Como visto, a piscina de vidro é um modelo diferenciado, que se destaca pela beleza e pelo ar sofisticado que confere à área de lazer.
Apesar do preço mais alto, é um projeto que valoriza muito o imóvel e o terreno, e pode ser um excelente investimento.
Na Nautilus, você encontra todos os produtos, acessórios e equipamentos necessários para cuidar bem da piscina de vidro, incluindo iluminação em LED para tornar o efeito ainda mais belo, sistemas de aquecimento e artigos para limpeza e manutenção.
Visite o nosso site e conheça a nossa linha completa de produtos!