logo

Quais as vantagens de ter uma piscina inflável em casa?

Ter uma piscina em casa é um sonho de consumo para muitas famílias. Não é à toa: em algumas regiões do Brasil, as temperaturas podem chegar aos 40º no verão, e nada melhor para refrescar do que um bom mergulho! Nesse sentido, a piscina inflável pode vir bem a calhar!

Neste post, vamos explicar quais são as vantagens desse modelo de piscina e dar dicas para mantê-la limpa e bem conservada!

O que é a piscina inflável?

A piscina inflável nada mais é do que uma piscina portátil, que pode ser inflada e preenchida com água para acomodar adultos e crianças. Existem diversos modelos, formatos e tamanhos disponíveis no mercado, dos mais simples até os mais sofisticados.

Algumas piscinas infláveis contam com filtro para facilitar a rotina de limpeza. Existem, até mesmo, modelos equipados com banquinhos internos, escorregadores e escadinha para entrar e sair.

Piscina inflável infantil

Existem piscinas infláveis voltadas para o uso adulto e piscinas infláveis infantis. A diferença está no tamanho e na profundidade, já que a piscininha das crianças precisa ser menor e mais rasa, por questão de segurança.

A piscina infantil pode ter vários tamanhos, de acordo com a faixa etária e com a quantidade de crianças na família. Piscinas de até 50 litros são perfeitas para bebês, e os modelos de 300 litros acomodam duas ou três crianças pequenas. Já os modelos de até 500 litros comportam com conforto a mesma quantidade de crianças um pouquinho maiores, com idades entre três e seis anos.

Para o uso familiar, uma opção bem legal são as piscinas infláveis entre 500 e mil litros, que podem ser usadas por até quatro crianças ao mesmo tempo. Cabe até um adulto supervisionando uma criança pequena. Por isso, são modelos bastante versáteis.

Existe diferença entre piscina inflável e piscina de plástico?

Tanto a piscina de plástico quanto a piscina inflável podem ser desmontadas quando não estão em uso e transportadas facilmente. Mas existem diferenças importantes entre esses dois tipos de piscina que devem ser consideradas na hora da compra.

A piscina inflável não conta com uma estrutura fixa e só “pega” o formato ao ser inflada com ar e preenchida com água até o limite. Já a piscina de plástico, também conhecida como piscina de armação, tem uma estrutura rígida de canos de alumínio que se encaixa na piscina, dando a ela o formato antes mesmo de estar cheia d’água.

Vale ressaltar que, devido ao material, a piscina inflável é mais frágil que os modelos de armação e requer alguns cuidados para não rasgar ou furar. Encha sempre a piscina sobre uma lona para evitar o contato com terra, pedras ou objetos perfurantes e mantenha-a preservada por mais tempo.

Quais os principais formatos de piscina inflável?

Retangular

As piscinas infláveis retangulares, em geral, têm capacidade maior, portanto, são mais versáteis. Elas são muito bacanas para quem quer aproveitar os cantos da área externa, pois podem ser encaixadas em quinas.

Redonda

As piscinas infláveis redondas são o formato mais popular entre as crianças, mas também existem modelos maiores, voltados para os adultos. Em geral, elas ocupam menos espaço, além de serem um charme só!

Com escorregador

As piscinas infláveis com escorregador acoplado também são opções voltadas para as crianças. É uma forma prática de transformar sua área de lazer em um mini parque aquático para os pequenos brincarem.

Quais as vantagens de optar por uma piscina inflável?

Não ocupa espaço

A piscina inflável é compacta e fácil de armazenar. Ela ocupa menos espaço quando cheia e, além disso, pode ser movida com facilidade. Isso permite aproveitar melhor a área livre, pois é possível mudar a piscina de lugar e esvaziá-la quando não estiver em uso, liberando espaço para outras atividades.

É prática

A piscina inflável é prática porque não requer instalação. Ela já vem pronta para usar, basta inflá-la com uma bomba e enchê-la de água.

Elimina a necessidade de obras

Com uma piscina inflável, é possível aproveitar o espaço disponível sem fazer obras complicadas e caras no terreno. Se você quiser investir um pouco mais, esse tipo de piscina pode ser posicionado em um deck de madeira para criar um ambiente ainda mais convidativo. 

Tem um ótimo custo-benefício

Em comparação com piscinas de alvenaria, concreto ou fibra, a piscina inflável é muito mais barata! O investimento é baixo, o que a torna campeã em custo-benefício.

Pode ser transportada

A piscina inflável pode ser transportada para outros lugares, como a casa alugada para o verão ou até a praia, no caso de piscinas para crianças. Além disso, se você se mudar, poderá levar a piscina para a casa nova sem problemas.

Proporciona diversão para toda a família

Finalmente, a piscina inflável pode ser usada por pessoas de qualquer idade. É diversão portátil para a família inteira, sem ter que sair de casa!

Como é feita a instalação da piscina inflável?

A piscina inflável é muito fácil de instalar. Como ela não tem uma estrutura rígida a ser montada, basta colocá-la em cima de uma lona para protegê-la de atritos, injetar ar e preenchê-la com água.  

É importante lembrar que, para encher a piscina, é necessário contar com uma bomba de inflar, comprada à parte. Poupe seus pulmões e não tente encher soprando: o ideal é adquirir uma bomba de capacidade compatível com o tamanho da piscina. Assim, você não perde tanto tempo nessa atividade e pode partir logo para a diversão!

Como fazer a manutenção da piscina inflável?

A piscina inflável demanda manutenção como qualquer outra. Hoje, já existem modelos com filtro acoplado para facilitar a limpeza da água. Além disso, também é possível utilizar produtos químicos, como o cloro, para evitar a proliferação de micro-organismos e algas.

Procure usar uma lona de proteção quando a piscina não estiver em uso e retire as partículas, como insetos mortos, folhas e outras impurezas, que porventura caiam na superfície. Para piscinas maiores, pode ser interessante investir também num aspirador para manter a higienização em dia.

Hoje em dia, existem no mercado os filtros portáteis para o tratamento da água de piscinas plásticas e infláveis. A Nautilus possui três modelos de filtros portáteis, o NFC28, NFC30 e NFC35, que são as melhores opções para ter uma piscina portátil perfeita e garantem a mesma confiança do tratamento feito nas grandes piscinas.

Como limpar e conservar a piscina inflável?

Para manter sua piscina inflável preservada por mais tempo, é preciso tomar alguns cuidados. Para começar, é preciso trocar a água de tempos em tempos e esvaziar a piscina quando houver períodos de ociosidade. Além disso, ela não deve ser mantida vazia por longos períodos para não ressecar.

Outros pontos de atenção: a piscina inflável precisa ser limpa com suavidade, sem uso de álcool nem materiais abrasivos, e enxuta com um pano. É importante também deixar a piscina secar ao sol por algumas horas antes de armazenar, para não acumular lodo.

Como escolher a piscina inflável ideal?

O principal fator que influencia nessa escolha é o espaço disponível: a piscina inflável deve caber com folga na área, para evitar incidentes. 

Além disso, ao escolher a capacidade, é importante considerar a quantidade de pessoas que irão frequentar, e se a piscina será usada por crianças ou adultos. Quanto ao formato, vale o seu gosto pessoal: todos são práticos e funcionais!

Encontre os produtos para cuidar de sua piscina inflável

Como deu para notar, a piscina inflável requer cuidados para se manter conservada e durar por várias estações! É preciso investir em acessórios para a limpeza e para o tratamento de água, bem como num bom filtro e em uma bomba de ar para inflar a piscina.

Você encontra tudo o que você precisa para cuidar de sua piscina no site da Nautilus! Conheça nossa linha completa de produtos, equipamentos e acessórios para piscinas!

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram