Os meses mais frios do ano costumam trazer frustração aos usuários de piscinas. Os banhistas, que só querem relaxar ou curtir a piscina com a família, ficam desencorajados a mergulhar no frio. E, para adeptos de esportes e atividades aquáticas, rola aquela preguiça de encarar a água gelada na hora dos exercícios. Felizmente, esses problemas são fáceis de resolver investindo em um bom sistema de aquecimento para piscina!

Existem vários tipos de aquecedores para piscinas no mercado, e a escolha do modelo ideal vai depender de uma série de fatores. Neste post, vamos explicar as vantagens do aquecimento para piscina, citar quais são os principais métodos para esquentar a água e ajudar a escolher o mais indicado para você.

Aquecimento para piscina: por que apostar em um sistema de aquecimento?

Aproveitar a piscina 365 dias por ano

O primeiro motivo é o mais óbvio: o aquecimento acaba com a ociosidade da piscina, e permite aproveitá-la a qualquer momento do dia ou da noite, independentemente da temperatura lá fora. Afinal, nada mais desanimador do que deixar a diversão de lado nas estações mais frias ou de manhã cedo.

O investimento não fica parado

Instalar uma piscina, mesmo que pequena, é um grande investimento. E tudo o que não queremos é vê-lo parado. Se os mergulhos ficarem restritos aos meses de verão, o retorno sobre esse investimento será muito mais demorado. Por isso, adotar um sistema de aquecimento para piscina é uma forma de valorizar o seu dinheiro.  

Atividades aquáticas durante o ano inteiro

Tudo bem que, em geral, quando pensamos em piscina, a imagem que vem primeiro à mente é a de um mergulho bem gostoso. No entanto, sua utilidade está bem longe de ser somente lazer. Muitas pessoas praticam esportes aquáticos e usam a piscina para praticar exercícios físicos y fortalecer a saúde. Como essa rotina não deve ser interrompida quando as temperaturas baixam, o melhor a se fazer é investir em aquecimento para piscina.

Valorização do imóvel

Ter piscina no terreno aumenta o valor da propriedade no mercado e, se ela for aquecida, a valorização é ainda maior. Por isso, instalar um sistema de aquecimento para piscina acaba sendo um investimento de longo prazo: se você quiser vender o imóvel no futuro, saiba que poderá cobrar mais caro por causa desse simples detalhe.

Tipos de aquecimento para piscina

Aquecimento solar

Um tipo de aquecimento para piscina muito aclamado por conta da economia e da sustentabilidade é o aquecimento solar. Esse tipo de aquecedor se baseia na tecnologia fotovoltaica e emprega placas coletoras para captar a luz do sol, gerar energia térmica e, a partir disso, aquecer a água da piscina.

Só que, apesar de ter um bom custo-benefício, o aquecimento solar tem uma desvantagem: ele depende da incidência do sol para funcionar e, portanto, pode não ser o suficiente para esquentar a água em algumas regiões do país ou durante algumas épocas do ano. Para contornar isso, uma solução é usá-lo em conjunto com outro método, como a bomba de calor, da qual falaremos mais sobre isso já, já.  

Aquecimento elétrico

O aquecimento elétrico é prático e eficiente, e funciona da mesma forma que um chuveiro elétrico: o equipamento converte a eletricidade em energia térmica por meio de uma resistência, e, a partir daí, esquenta a água rapidamente.

A vantagem é que, devido à potência, o aquecedor elétrico atinge altas temperaturas com rapidez. No entanto, não é sustentável e seu custo-benefício não é dos melhores, já que consome muita energia para funcionar.

Aquecimento a gás

Outra opção potente é o aquecimento a gás, capaz de esquentar a água rapidamente e manter a temperatura elevada e uniforme. Além disso, ele funciona bem em qualquer condição climática, e acaba sendo mais indicado para piscinas de uso coletivo.

O aquecimento para piscina a gás funciona da mesma forma que um aquecedor a gás convencional, podendo usar GLP ou gás natural como combustível. Apesar da praticidade, não é um método muito recomendado para piscinas grandes, já que o consumo de gás é alto e pode pesar na conta. 

Outras desvantagens do aquecimento para piscina a gás são a segurança e os custos mais elevados, pois armazenar GLP ou gás natural, além de ser perigoso, pode encarecer o seguro da casa. 

Bomba de calor ou trocador de calor

Um dos métodos de aquecimento para piscina mais eficientes, econômicos e sustentáveis é a bomba de calor, também conhecida como trocador de calor. Sua instalação e seu modo de usar são simples: o aquecedor funciona como um ar-condicionado, só que ao contrário.

Ou seja, ele aumenta a temperatura da água através da troca de calor com o ambiente externo, retirando o ar e empregando-o no aquecimento da água da piscina, independentemente das condições climáticas. 

Para funcionar perfeitamente, a bomba de calor precisa ser usada em conjunto com a motobomba, responsável por fazer a água circular. Isso garante um aquecimento uniforme, evitando que apenas uma parte da piscina fique quente enquanto outras áreas permanecem geladas.  

Os pontos fortes da bomba de calor ou trocador de calor são a economia de energia, já que a eletricidade é usada apenas para alimentar o sistema e não para aquecer a água, e a sustentabilidade. Como não consome muita energia elétrica, seu custo-benefício é bom e o investimento logo se paga.

Para aumentar ainda mais a eficiência da bomba de calor, uma excelente opção é adotar um sistema de aquecimento híbrido, combinando esse equipamento a um aquecedor solar. Outra dica é usar uma capa térmica para ajudar a manter a temperatura quando a piscina não estiver em uso.

Como funciona o sistema de aquecimento para piscina?

Independentemente do tipo de aquecedor utilizado, todo sistema de aquecimento para piscina funciona de forma mais ou menos semelhante: os equipamentos utilizam uma fonte energética, convertem-na em energia térmica para aquecer a água e, com a ajuda da motobomba, essa água quente circula pelo tanque, para que a temperatura fique uniforme.

A bomba da piscina é importante para auxiliar no aquecimento pois é a responsável pela circulação, transportando a água quente para dentro do tanque. Por isso, a motobomba deve ter uma potência compatível com o aquecedor.

Aquecimento para piscina: conheça os tipos e como funciona

Como escolher o melhor sistema de aquecimento para piscina?

Na hora de escolher um sistema de aquecimento para piscina, é preciso levar em conta vários fatores. Todos os tipos de aquecedores têm vantagens e desvantagens, e a recomendação depende das condições e da necessidade.

Um dos fatores a se ter em conta é a finalidad y la frequência de uso da piscina, ou seja, se ela será usada diariamente ou esporadicamente, se será de uso coletivo, se será usada para lazer ou para a prática de atividades físicas, entre outras questões. Afinal, isso impacta na escolha do aquecedor mais eficiente.

Também é importante considerar a temperatura desejada para a água y la temperatura ambiente no local, além de fatores externos, como, por exemplo, se a piscina é aberta ou se tem cobertura, se há incidência de sol ou ventos fortes, entre outras variáveis.

Leve em consideração o volume da piscina

Por fim, mas não menos importante, é preciso considerar o volume da piscina. Isso influencia diretamente na escolha do sistema de aquecimento para piscina pois, quanto maior a capacidade do tanque, mais potente o aquecedor precisa ser. Ao mesmo tempo, dependendo do volume, será interessante optar por um aquecedor que consuma mais ou menos energia.

Por exemplo, não é vantajoso instalar um aquecedor elétrico ou a gás em piscinas de grandes dimensões, já que o gasto será muito alto. Nesse caso, a melhor solução seria usar um sistema como a bomba de calor, podendo até mesmo associá-la ao aquecimento solar para aumentar o desempenho.  

Por sinal, existem aquecedores de potências e capacidades variadas no mercado, e, na hora de comprar, é importante levar em conta o volume da piscina para que o aquecimento seja, de fato, efetivo.

Se você por acaso não souber o volume de sua piscina ou se precisar de uma ajuda extra na hora de adquirir os equipamentos mais adequados, a nossa sugestão é baixar o aplicativo Nautilus Dimensiona, a ferramenta de dimensionamento de piscinas da Nautilus desenvolvida para simplificar sua vida.

Vale lembrar que, seja qual for o tipo de aquecedor utilizado, o sistema de aquecimento para piscina deve seguir algumas normas da ABNT, como a NBR 5410, relativa a instalações elétricas de baixa tensão; a NBR 13103, que diz respeito à instalação de equipamentos a gás; a NBR 15526, que regula projetos e a execução de redes de distribuição interna para gases combustíveis em residências; e a NBR 7198, relacionada ao projeto e à execução de instalações prediais de água quente. Isso é essencial para garantir a segurança dos banhistas.

Conheça a Bomba de Calor da Nautilus

No fim das contas, a bomba de calor pode ser considerada o sistema de aquecimento para piscina mais democrático e vantajoso, já que pode ser usado em qualquer tipo ou volume de piscina, aliando eficiência a um ótimo custo-benefício.

Tendo isso em mente, que tal conhecer as bombas de calor da Nautilus? No nosso portfólio, você encontra bombas de calor que aquecem a água da piscina por meio de trocas de calor com o ambiente externo, em um processo inovador, econômico e sustentável.

Há vários modelos e tamanhos disponíveis, capazes de atender a diferentes dimensões de piscinas. Para calcular o volume da sua piscina e descobrir qual é o modelo ideal para você, não se esqueça de baixar e usar o aplicativo Nautilus Dimensiona, disponível para Android e iOS! Assim, fica muito mais fácil encontrar os produtos e equipamentos mais indicados!

La Nautilus oferece as melhores soluções e produtos para piscinas desde 1984, oferecendo as tecnologias mais avançadas do mercado e uma qualidade incomparável! Quer conhecer a nossa linha completa de produtos e equipamentos para piscina? Visite nosso site e surpreenda-se!

Deixe aqui a sua dúvida ou sugestão.

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.