Se você tem piscina em casa sabe que o tratamento da água com cloro não é uma opção, mas deve ser uma regra para evitar vírus, fungos, bactérias e até larvas de mosquitos. Ainda mais hoje em dia, quando vivemos uma pandemia de COVID-19. Vamos mostrar aqui pra você mais detalhes sobre a importância do uso do cloro na manutenção da piscina e dar uma ótima dica para economizar tempo e dinheiro.
O elemento cloro é um produto utilizado na purificação da água, inclusive aquela que sai da sua torneira, quando ele é aplicado pela própria concessionária de distribuição de água da sua cidade. No caso das piscinas, o cloro deve ser aplicado pelo próprio usuário sob algumas regras de balanceamento químico que propicia o uso sem causar danos ao banhista. Contudo, o cloro deve ser usado de forma correta e em proporções previamente especificadas. É por isso que o usuário deve estar super por dentro dessas regras, caso contrário, pode prejudicar a saúde em vez de mantê-la.
A presença do cloro na água cria alguns subprodutos como o ácido hipocloroso (HOCI) e o íon hipoclorito (OCL). Estes agentes agem na água atacando vírus, fungos, bactérias e até evita o desenvolvimento de larvas de mosquitos, como o Aedes Aegypti.
PASTILHAS
O cloro é aplicado na água da piscina na forma de pastilhas e é dissolvido aos poucos. Mas isso exige mais cuidados na proporção aplicada, pois se aplicado errado ele pode não ser espalhado uniformemente na piscina.
GRANULADO
O mesmo cuidado com as pastilhas deve ser tomado, dissolvendo o granulado em um recipiente com água da própria piscina, só depois despejando o conteúdo na água da maneira mais distribuída possível.
A economia aqui proposta vai ser obtida por meio de uma grande novidade que torna automático o tratamento com cloro, sem que seja necessário ficar manuseando o produto. Como é possível? Bem, a Nautilus desenvolveu um pequeno equipamento chamado EasyClor®, que gera o cloro automaticamente por meio de um processo químico conhecido como eletrólise, que transforma água com sal em água clorada.
Você deve estar se perguntando: Água com sal? Mas a piscina é de água doce! Exatamente, mas a proporção de sal que deve ser aplicada na água é tão pequena que é quase imperceptível. Acontece assim: você aplica uma quantidade de sal determinada no manual do produto que seja proporcional à litragem da sua piscina. A partir daí, o gerador que é instalado no sistema hidráulico funciona durante a filtração e recirculação de água, provocando a eletrólise e transformando a água com sal em água com cloro. Assim, a água da sua piscina fica magicamente clorada, periodicamente, automaticamente, na medida certa.
Depois de um tempo, a água clorada volta a se transformar em água salgada e o processo ocorre como um ciclo frequente, exigindo apenas uma reposição de sal de tempo em tempo. O EasyClor® ainda conta com um controlador, que te permite configurar e acompanhar a frequência e a intensidade de cloro a ser gerado.
EQUILÍBRIO é essencial, mesmo sendo o cloro poderoso contra os inimigos invisíveis nocivos à saúde do banhista. Também é necessário tomar outros cuidados adicionais. A medição de pH da água, nível de cloro, alcalinidade e sal é essencial e seria muito bom você ter o Kit Teste Medição 4 em 1 da Nautilus, a fim de tornar a água da sua piscina equilibrada e saudável para uso.
MELHOR MOMENTO para fazer este tratamento é de noite ou ao fim do dia, quando a piscina já não for mais utilizada. Mas com o gerador de cloro EasyClor® da Nautilus isso é feito automaticamente, e tudo configurado por você.
Aperte enter para buscar