O nosso lar é um refúgio da agitação cotidiana e um lugar onde se pode relaxar e renovar as energias. Investir em plantas para piscina na hora de decorar é uma bela solução para reproduzir a harmonia e a tranquilidade da natureza na área de lazer.
As plantas são sempre uma ótima opção para enfeitar a área da piscina, pois conferem ao ambiente um ar bucólico e aconchegante e remetem a regiões de clima tropical. Porém, a escolha das plantas para piscina ideais deve ser feita com bastante cuidado, a fim de tornar o espaço mais convidativo e acolhedor e facilitar a manutenção.
Você sabe quais são as espécies mais indicadas para esse ambiente e as precauções necessárias a se tomar? Neste post, apresentamos dicas úteis para decorar sua piscina usando plantas e aproveitar ao máximo a sua área externa. Acompanhe!
O projeto de paisagismo deve estar alinhado com o projeto arquitetônico, com o estilo de decoração do imóvel, o espaço disponível, as características do terreno onde a piscina foi construída, o clima e outras particularidades. E isso inclui a escolha das plantas para piscina.
Por exemplo, é importante dar preferência a plantas mais resistentes à luz solar e que exigem menos cuidados. O ideal é que as espécies selecionadas para adornar a área da piscina suportem variações de temperatura e não precisem ser regadas diariamente.
Como ficarão expostas ao sol, ao calor e às intempéries, essas plantas devem ter a resiliência necessária para sobreviver mesmo quando as condições climáticas estiverem desfavoráveis.
Além disso, por questões de segurança e praticidade, é bom evitar certos tipos de plantas. É o caso das espécies de grande porte e das que dão frutos e flores que possam cair na piscina. Mangueiras, por exemplo, podem fazer um grande estrago, já que as mangas são frutas muito pigmentadas e podem manchar o revestimento.
E, é claro, você deve escolher espécies bonitas e vistosas, já que elas darão mais vida e alegria ao ambiente!
Agora, você já sabe que escolher as espécies adequadas faz toda a diferença em seu projeto de paisagismo. Mas, na prática, como escolher as melhores plantas para piscina? Para facilitar esse processo de decisão, apresentaremos 5 dicas úteis a seguir:
As árvores frutíferas são charmosas e geralmente produzem uma boa sombra. No entanto, essas espécies não são as mais adequadas na decoração para piscina. Afinal, os frutos podem cair, sujando tanto o piso quanto a própria água.
Além disso, esse tipo de árvore pode causar acidentes. Imagine, por exemplo, um coqueiro carregado. O risco de um coco cair de lá de cima é alto e melhor que seja evitado. Nesse caso, o ideal é cultivar uma palmeira, que tem estética parecida e oferece mais segurança.
Apesar de ainda não ser o mais apropriado, as árvores com frutos menores e mais leves podem ter uma relação harmoniosa com o espaço da piscina. Para isso, é indicado utilizar uma capa de proteção. Assim, evita-se que os frutos caiam sobre a água, ao menos enquanto a piscina estiver desocupada.
Muitos arbustos e árvores, incluindo as frutíferas, costumam soltar folhas e flores em excesso em determinadas épocas do ano. São as chamadas árvores caducifólias. Os ipês, por exemplo, são encantadores, mas também fazem muita sujeira.
Espécies como essas não são indicadas como plantas para piscina, pois podem dar muito trabalho e dificultar a limpeza e a manutenção. O ideal é optar por espécies com folhagem perene, que não soltem tantas folhas e flores. Entre as opções estão a palmeira-fênix, a jerivá e a strelitzia.
Agora, se a árvore já estava lá antes da construção da piscina, você não precisa cortá-la. Existem outras soluções práticas, como a utilização de uma capa de proteção ou o catafolhas da Nautilus, que facilita a limpeza, retirando da água o excesso de folhas no processo de aspiração.
As árvores de grande porte não são consideradas boas plantas para piscina. Além dos problemas com os frutos e as folhas que já citamos, há outro aspecto que não é tão evidente: as raízes. E o pior é que muitos só se dão conta desse problema quando já é tarde demais!
Algumas espécies têm raízes robustas, profundas e bastante “agressivas”. Conforme a árvore cresce, elas se espalham pelo solo, podendo prejudicar a estrutura e causar rachaduras nas paredes da piscina.
Entre as árvores que devem ser evitadas por esse motivo estão:
Muitas outras espécies apresentam essa mesma característica. Portanto, antes de escolher uma árvore para a área da piscina, procure saber mais sobre as especificidades da planta e conte sempre com a orientação de profissionais.
Se as árvores de grande porte não são as mais recomendadas, as menores são geralmente uma ótima alternativa. Elas ajudam a compor a paisagem ao redor da piscina, dando cor, sombra e até tornando um ambiente mais fresco.
No entanto, ao escolher uma pequena árvore ou arbusto para este ambiente, certifique-se de que a espécie não produz espinhos. Tão importante quanto isso é verificar se a planta bonita que você escolheu não é venenosa, pois as crianças são atraídas pela beleza dessas folhagens e podem ficar expostas a graves riscos de saúde. Afinal, este deve ser um espaço onde as crianças poderão brincar livremente e os adultos poderão circular sem preocupação.
Veja algumas espécies que são recomendadas para a área da piscina, tanto por sua praticidade e segurança quanto por sua beleza:
O projeto paisagístico de uma decoração para piscina não se resume à inserção de plantas no ambiente. Há uma série de outros elementos que podem ser trabalhados junto às árvores e arbustos.
A iluminação, por exemplo, é fundamental para realçar a beleza das plantas durante a noite. As pedras também podem ser utilizadas para compor o espaço, dando um ar mais natural ao ambiente.
Além disso, a madeira é outro elemento que funciona muito bem ao redor da piscina. Ela pode ser usada em decks e até em móveis, como cadeiras, mesas e espreguiçadeiras.
Agora, vamos à parte mais divertida deste post! Preparamos uma listinha com as melhores plantas para piscina que vão enriquecer seu projeto de paisagismo. Confira:
Se você quer um ar tropical em sua decoração, pode apostar nas helicônias sem medo. São plantas normalmente cultivadas em canteiros, cuja principal qualidade são as cores intensas e vibrantes. Suas hastes têm alegres tons de amarelo e vermelho que vão embelezar a área da piscina.
Outra planta que exala tropicalidade é a pata-de-elefante, uma pequena árvore muito resistente, que fica bem no sol e em climas secos. Ela pode ser plantada no solo ou ser cultivada em vasos. Se você quer um projeto mais exótico e diferente, essa planta é imperdível!
Você valoriza um ambiente aconchegante e cheiroso? Então o jasmim-manga é a planta perfeita! Trata-se de uma espécie sul-americana que dá uma flor belíssima, colorida e muito perfumada.
O jasmim-manga ainda tem a vantagem de ser bastante resistente: ele se adapta muito bem a espaços ensolarados e pode ser plantado em basicamente qualquer tipo de solo. Isso o torna extremamente versátil.
Se você não quer ter muito trabalho, o buxinho é a escolha certa. Trata-se de um simpático arbusto muito fácil de cuidar. Ele pode ser plantado no entorno da piscina, contornando-a e criando um efeito estético incrível, ou até mesmo funcionar como cerca viva se você preferir um projeto mais bucólico.
As palmeiras são as queridinhas entre as plantas para piscina. Além de serem encantadoras e fornecerem uma sombrinha para aliviar do calorão, elas são de fácil manutenção. Além disso, vivem bem no sol, são resistentes e têm folhas firmes, que não se soltam com facilidade.
O dragoeiro também pode ser plantado em volta da piscina, criando uma bela “moldura” para a área. Uma das suas características mais marcantes é o tamanho: ela pode facilmente alcançar os 20 metros de altura, praticamente um monumento verde em sua área de lazer.
O hibisco é uma planta delicada e elegante! Trata-se de uma espécie de arbusto que dá flores coloridas (normalmente amarelas ou cor-de-rosa) que encantam a todos. Essa espécie gosta muito de sol e pode ser cultivada em qualquer solo de boa qualidade. Por isso, é uma das melhores plantas para piscina e certamente vai dar à sua área de lazer uma beleza única.
O oleandro é daquelas plantas impossíveis de não amar! Suas pequeninas flores rosadas são perfeitas para enfeitar o entorno da piscina. Além disso, são simples de se cuidar e se desenvolvem bem em qualquer tipo de solo.
Quer uma opção mais exótica? Aposte no bambu! Há várias espécies, tamanhos e cores, e certamente alguma delas vai ornar perfeitamente com a área da piscina. A planta resiste bem a baixas temperaturas e é de baixa manutenção.
Agora que você já conhece as melhores plantas para piscina e sabe como aproveitar as técnicas de paisagismo para criar um ambiente aconchegante na área de lazer, que tal conhecer também a linha completa de produtos, equipamentos e acessórios para piscina da Nautilus?
Em nosso site, você encontra os produtos mais eficientes para a limpeza da piscina e o tratamento da água, equipamentos para automação, iluminação e aquecimento e muito mais! Lá tem tudo o que você precisa para cuidar de sua piscina e mantê-la sempre bonita e bem tratada.
Se precisar de ajuda para medir o volume da piscina e escolher os equipamentos e produtos corretos, baixe o aplicativo de dimensionamento da Nautilus, disponível para Android e iOS. É gratuito, fácil de usar e muito prático!
Aperte enter para buscar