Com a loucura da rotina vivida intensamente, principalmente em cidades grandes, é crescente a busca por refúgios. Um lugar afastado, com natureza, espaço para lazer e que ainda possa ser chamado de “seu” é um dos itens cada vez mais comum em lista de desejos.
E apesar do senso comum ter uma ideia padronizada de lugares como esse, um projeto de casa de campo não precisa se prender a estereótipos e deve apresentar opções que possam unir as necessidades e ensejos dos moradores, com ideias que agreguem praticidade e autenticidade.
Confira algumas dicas para se inspirar e tornar o projeto casa de campo ainda melhor.
De que adianta estar em meio à natureza, se você não consegue apreciá-la a qualquer momento? Aposte em janelas amplas que facilitem a visão da parte externa. E se o projeto permitir, invista em paredes e corredores de vidro. Esses elementos dão a sensação de integração com o entorno da casa trazendo ainda mais conforto e tranquilidade.
O uso inteligente de plantas, flores e árvores ajuda a limitar espaços e criar novos ambientes. Para garantir uma área de sombra, por exemplo, opte pela Árvore de Imperatriz ou uma Quaresmeira. Nos espaços com um estilo mais tropical, como a área da piscina, a Palmeira é uma ótima opção. Pequenos arbustos também ajudam a compor o ambiente, além da escolha de flores que ajudam a dar mais cor e vivacidade a área externa.
Uma opção que não se limita a casas de campo é a piscina. Perfeita para os dias mais quentes, costuma ser uma área utilizada para o lazer e também para relaxar. As ideias são inúmeras, atendendo tanto espaços maiores quanto os mais limitados. O importante é pensar em um projeto que além de estético propicie praticidade aos usuários no dia a dia, com materiais que facilitem a manutenção e limpeza da água para uso.
Piscinas necessitam de higienização adequada para evitar a proliferação de bactérias, filtragem constante mantendo a água limpa e pronta para uso, além de outras tarefas que precisam ser pensadas antes mesmo do espaço estar finalizado.
Um bom projeto de piscina deve ser completo: desde um planejamento correto até a entrega da piscina pronta e com todos os equipamentos necessários para uso.
Na contramão dos dias de sol, temos a época de frio. Dependendo da localização da casa as temperaturas baixas podem se estender por um período mais longo no ano. Nesses casos uma lareira externa é uma boa pedida. Construída de maneira a manter o fogo controlado e seguro, serve como espaço para longas conversas em grupo ou a dois.
Quase uma unanimidade entre os brasileiros, a área de churrasco é o ponto central de festas e comemorações. O ideal é que seja um espaço coberto, para ser utilizado mesmo nos dias de chuva, e com todos os componentes complementares, como: pia, balcão, geladeira, bancada e armários. Com o uso de pergolado é possível unir esse espaço à casa e até mesmo à piscina, integrando as áreas deixando as ainda mais convidativas.
Não existe um padrão que deva obrigatoriamente ser seguido, mas essas dicas ajudam a compor o visual de uma casa desenhada para pessoas que querem um refúgio. Entender os desejos e as necessidades do cliente é o caminho inicial e somar isso às ideias de espaços, conceitos ajuda a tornar o projeto único e diferenciado.
Essas são apenas algumas ideias para ajudar na construção de uma casa de campo, mas outras questões também devem ser consideradas como a paleta de cores, itens de decoração, acabamentos e móveis.
Invista no que cabe no seu projeto e deixe que o resto surja de maneira natural e fluida.
[widget id="media_image-18"]
Aperte enter para buscar