As áreas externas estão cada vez mais valorizadas. Seja em uma casa ou apartamento, a necessidade de espaço para confraternizações ou para relaxar é sempre um requisito a ser preenchido. Uma ótima solução é projetar uma área de piscina. Esse ambiente consegue unir lazer, espaço para descanso e descontração.
Separamos alguns elementos para servirem de inspiração no momento de criar um projeto único, versátil e aconchegante.
Sempre que o espaço permitir, opte por inserir móveis para descanso como: espreguiçadeiras, mesas, cadeiras, almofadas ou chaises. Por ser uma área molhada – e na maioria das vezes com extrema exposição ao sol, chuva e vento – é importante escolher materiais impermeáveis, laváveis e duráveis.
As fibras sintéticas são as mais recomendadas por atenderem a esses requisitos sem comprometer o design.
Investir em um bom paisagismo vale muito a pena. Com a ajuda de árvores, crie ambientes com sombra para descanso. Atente-se apenas para não deixar muito próximo da piscina, pois em épocas de vento em excesso – como o outono – as folhas tendem a cair na piscina gerando mais trabalho de limpeza.
Saiba como fazer a manutenção da piscina no outono
A escolha das plantas é livre. O importante é que componha o projeto de forma harmoniosa. Flores também são sempre bem-vindas! Não há necessidade de usar apenas o verde.
Confira mais dicas de paisagismo
Nada mais usual do que comer no entorno da piscina. Por isso, optar por elaborar um espaço para cozinhar e receber amigos é sempre algo positivo.
Churrascos são os preferidos dos brasileiros. Então um bom ponto de partida é a construção de uma churrasqueira com pia e bancada para servirem de apoio.
Se o cliente não for adepto desse tipo de cardápio, um forno à lenha é uma boa opção. Além de dar um charme ao ambiente, também pode ser usado para o cozimento de diferentes pratos.
Lembre-se de fazer como área coberta e incluindo todos os utensílios básicos para deixar o espaço bem funcional.
Uma boa luz faz diferença em qualquer ambiente. Ajuda a destacar os pontos mais fortes do projeto, dá sensação de conforto e, no caso das piscinas, serve também como item de segurança. A iluminação pode ser dentro da piscina – o que permite o uso no período da noite – ou externa, nas áreas do entorno.
Incluir luzes dentro da piscina valoriza o ambiente e ajuda na orientação espacial de quem estiver fazendo uso.
Como escolher a iluminação adequada para a sua piscina
A iluminação exterior combina muito com os elementos de paisagismo. Realce plantas, flores e árvores de uma maneira natural e holística, respeitando a proposta completa do ambiente.
Ao pensar no projeto, uma inspiração para piscina são os elementos extras. Além de ter o “espaço para nadar” considere acrescentar itens que tornarão o local ainda mais especial.
Uma parede com cascata não é um item obrigatório, mas chama a atenção e confere beleza ao ambiente, além de relaxar e ajudar na circulação da água – muito importante principalmente no período de calor.
O desenho da escada pode fazer toda a diferença. Ao compor a ideia com o material utilizado no acabamento, alternando cores e tamanhos, essa parte da piscina contribui com o visual e usabilidade do ambiente.
Desde a primeira divulgação de uma piscina com borda infinita, muitos projetos passaram a trabalhar com esse design. A ideia, visualmente muito atraente, ajudou a tornar a piscina um item de decoração da área externa da casa.
Independentemente de quais itens sejam utilizados na área da piscina, algumas questões não podem ser esquecidas como: a escolha de um bom sistema de filtragem, aquecimento, indicação dos produtos corretos para limpeza e higiene da água e a manutenção necessária durante os períodos de pouco uso.
[widget id="media_image-18"]
Aperte enter para buscar